Globalizaçao

segunda-feira, 12 de março de 2012

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 2º ANO

1- O capitalismo teve origem na Europa, entre os séculos XIII e XIV, com o Renascimento Urbano e Comercial e o surgimento de uma nova classe social- a burguesia, que se dedicava ao comercio e as atividades financeiras.
Cite três características do capitalismo.




2-“O mundo de hoje parece existir sob o signo da velocidade. O triunfo da técnica, a onipresença da competitividade, o deslumbramento da instantaneidade de transmissão e recepção de palavras, sons e imagens e a esperança de atingir outros mundos contribuem para que a idéia da velocidade esteja presente em todos os espíritos e sua utilização seja uma tentação permanente”.
Essa citação caracteriza qual fase do capitalismo?

a - Financeiro b-Comercial c-Industrial d-Informacional

3- “Estabelecimentos bancários, cartões de crédito, talões de cheques, aplicações financeiras, mercado de capitais, cotação de bolsa de valores, do dólar, do ouro... palavras estritamente relacionadas com o dinheiro fazem parte de qual fase do capitalismo?

a - Financeiro b-Comercial c-Industrial d- Informacional

4-Qual fase do capitalismo corresponde ao período das Grandes Navegações, quando novas terras , principalmente do continente americano ou Novo Mundo tornaram-se conhecidas do Velho Mundo?
a-Financeiro b-Comercial c-Industrial d- Informacional

5- A fase do capitalismo comercial era inspirada na teoria econômica mercantilista, através do comercio com suas colônias, geraram acumulo de capital, que permitiu o desenvolvimento do que muitos consideram o inicio do verdadeiro capitalismo.
De acordo com a doutrina do mercantilismo, marque somente as opções corretas:
a-( )Balança comercial favorável: todo país deveria exportar mais do que importar.
b-( )Protecionismo : conjunto de medidas que visavam proteger as mercadorias estrangeiras para garantir suas vendas.
c-( )Metalismo: valorizava-se o país que tinha mais metais(moedas) acumulados.

d- ( )Monopólio: a colônia poderia negociar com qualquer outra metrópole.

6- A fase do capitalismo industrial foi marcada pela Primeira e Segunda Revolução Industrial e também pela partilha da África e da Ásia. A produção tornou-se a maior fonte de lucro, e o trabalho assalariado passou a ser a relação típica do capitalismo: quem recebia salário acabava comprando os produtos que ajudavam a fabricar. Qual doutrina econômica serviu de base para essa fase do capitalismo?
a-Keynesianismo c- Liberalismo
b-Neoliberalismo d- Mercantilismo


7-A fase do capitalismo financeiro ou monopolista se desenvolveu, principalmente após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O capital acumulado nas fases anteriores precisava de outras atividades além da industrial, para ser multiplicado. Foi quando se desenvolveu os bancos, as corretoras de valores e grandes grupos empresariais iniciando o processo de concentração de capital.
Nessa etapa do capitalismo, houve um processo de concentração de vários setores da economia, formando monopólios e oligopólios. Desse modo, considere como verdadeiras ou falsas as sentenças a seguir:
I-Monopólio- quando uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço.
II-Oligopólio- quando uma empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço.
III-Monopólio- quando um grupo de empresas domina o mercado de determinado produto ou serviço.
IV-Oligopólio- quando um grupo de empresas domina o mercado de determinado produto ou serviço.
A sequência correta é:

a-VVFF b- VFFV c- FFVV d- VFVF

8-Na terceira fase do capitalismo o liberalismo econômico foi perdendo terreno, até ser provisoriamente esquecido, após a crise 1929, decorrente da quebra da bolsa de valores de Nova York. A partir de então, o Estado assumiu duplo papel como agente econômico: o de empresário e o de planejador. O principal teórico e defensor desse papel do Estado foi o inglês John Maynard Keynes (1883-1948). Sua teoria propunha a intervenção do Estado na vida econômica, com o objetivo de garantir o pleno emprego. Essa doutrina ficou conhecida como:
a-Liberalismo c-Mercantilismo
b-Neoliberalismo Keynesianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário