Globalizaçao

segunda-feira, 5 de março de 2012

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1° ANO

1-Analise as alternativas a seguir em Verdadeiras ou Falsas:

I-(   ) A palavra geografia vem do grego:geos=terra e graphos= descrição. Geografia, portanto, era o nome que os gregos deram ao conjunto de observações e descrições que viajantes e estudiosos faziam  de tudo o que havia na superfície da Terra.
II-(   ) O conhecimento geográfico foi importante desde sua origem, porque possibilitava ao ser humano reconhecer paisagens e lugares.
III-(    )A civilização egipcia é uma das mais antigas do mundo e foram os primeiros povos a usar geografia c0mo ciência.
IV-(   ) Os gregos foram os primeiros povos a sistematizar o conhecimento geográfico, eles passaram a descrever o relevo para identificar uma região.
V-Desde que o ser humano teve a necessidade  de se adaptar ao meio em que vive, já utilizava, mesmo sem saber, noções essencialmente geográfica.
A sequencia correta é:

a-VFVFV      b-FVFVF         c-VVFVV          d-VFVVF

2-Carl Ritter(1779-1859) e Alexander on Humboldt(1769-1859), cientistas alemães, procuraram explicar as causas dos fenômenos naturais e sociais, assim como suas semelhanças e diferenças. Para isso, estabeleceram dois princípios que fizeram da geografia uma ciência original. São eles:

I- Princípio da Causalidade que procura explicar as causas que produzem os fenômenos geográficos.
II- Princípio da Causalidade que procura explicar a evolução dos fenômenos geográficos.
III-Princípio da Geografia Geral ou Analogia procura comparar fenômenos e fatos geográficos similares que ocorreram em diferentes lugares da superfície da Terra.
IV-Princípio da Geografia Geral ou Analogia procura explicar a evolução dos fenômenos geográficos.
ESTÃO CORRETAS:
a-I  e  II.       b-II  e IV.   c-I  e  III.     d- III  e   IV.


3-Duas correntes geográficas marcaram o estudo da geografia no século XX, foram elas: Determinismo Geográfico e Possibilismo Geográfico. De acordo com o Determinismo Geográfico é correto afirmar, exceto:

I-As atividades humanas seriam extremamente influenciadas pela natureza do lugar onde vivem.
II-A organização do espaço geográfico dependeria exclusivamente das condições naturais.
III-É o ser humano que escolhe livremente as atividades que vai realizar no meio natural.

4-De acordo com o Possibilismo Geográfico , marque somente as opções corretas:
a-(   ) Se contrapõe ao determinismo geográfico.
b-(   )Para esta corrente, a humanidade pode intervir no meio natural.
c-(   )É o ser humano quem escolhe livremente as atividades que vai realizar no meio ambiente.
d-(   )O ser humano desenvolve técnicas que lhe permitam vencer as dificuldades que a natureza oferece.
e-(   )As atividades humanas são fortemente limitadas pela natureza.


5-Jean Bruenhs desenvolveu dois princípios ao método geográfico. O Princípio da Atividade ou Evolução e o Princípio da Conexão ou Coexistência ou ainda da Interação. Analise as alternativas a seguir e as considere como verdadeiras ou fdalsas:

a-(   )Princípio da Atividade ou Evolução  determina que todo fato geográfico se modifica através do tempo.
b-(   ) Princípio da Conexão ou Coexistência ou ainda da Interação estabelece que os fatos geograficos, físicos ou humanos, nunca aparecem isolados.
c-(   )Princípio da Atividade ou Evolução estuda as relações entre os fatos geográficos, identificando-os como fatos que nunca aparecem isolados e estão sempre interligados.
d-(   )Princípio da Atividade ou Evolução afirma que devemos estudar os fatos atuais e procurar as suas ligações ao longo do tempo.
e-(   )Tanto o Princípio da Atividade/Evolução como o Princípio da Conexão/Coexistência/Interação estudam as causas das crises globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário